TRINCA FERRO -VERDADEIRO
É um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Thraupidae, conhecido científicamente como Saltator similis, sendo que no Brasil existem oito formas do gênero, também conhecido como Trinca - Ferro, bico de ferro, pixarro, pipirão, esteves, papa banana(SC), e João velho(MG) ou trinca ferro de asa verde, é a espécie mais conhecida do seu gênero no sudeste e sul, e chega a medir 20cm aproximadamente.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre na parte central do Brasil, e nordeste, na Bahia, Rio Grande do Sul e toda a região sudeste, também é encontrado no Uruguai, Paraguai, Bolívia, e Argentina.
HABITAT: Habita floresta da mata Atlântica, floresta mesófila(vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta de galeria(floresta que formam corredores aos lados dos rios), floresta de araucária, mata ou floresta ciliar, mata ou floresta subtropical, restinga, buritizais ou mata de galeria, campos ou campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação, de solo raso pobre e rochoso) áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem) e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro onívoro, sua alimentação baseia-se em insetos, larvas, frutos, sementes e folhas(adora as folhas do ipê).
CANTO: Seu canto varia da região, embora mantenha o mesmo tom, sendo forte e melodioso, sendo que um dos mais apreciado pelos criadores é quando ele termina o mesmo com o timbre boi, exemplo: bom dia seu Chico boi.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe, para diferenciar o macho da fêmea é necessário perceber o canto do macho e o piado da fêmea, apresentam o dorso verde, cauda e lado da cabeça acinzentados, a listra superciliar e comprida e bigode menos definido e garganta toda branca, sendo a parte inferior e nas laterais o domínio da tonalidade cinza,tornando-se marrom alaranjado e branco no centro da barriga, e suas asas tem a tonalidade esverdeadas, bico enérgico e forte.
NINHO DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se de outubro a janeiro, constroem o ninho em arbustos de pouca altura de 1 a 2 metros, no formato de uma tigela espaçosa feito com folhas grandes e secas seguras por gravetos ou ramos, a postura é de dois a três ovos azul claro ou verdes -azulados com manchas, a eclosão dos ovos acontece após 13 a 15 dias de choco, e a fêmea pode fazer de duas a três posturas por temporada, na época da reprodução vivem em casais e são fieis ao seu território.
OBSERVAÇÃO: Não retire os pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de aves silvestre, adquira-os nos criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
É necessário ter autorização do IBAMA para manter esse pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário