sexta-feira, 6 de março de 2015

Sanhaçu-Frade


SANHAÇU-FRADE
É um pássaro da ordem dos passeriformes da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Stephanophorus diadematus, mede 19cm aproximadamente, conhecido também como azulão da serra, e é um belo pássaros de áreas montanhosas até 2100m de altura.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul.
HABITAT:  Habita floresta ou mata Atlântica, mata de araucárias, mata ou floresta subtropical.
ALIMENTAÇÃO: Possui uma dieta essencialmente frugívora, sendo que no sul comem pétalas de flores em período de escassez de alimentos.
CANTO: Seu canto é melodioso, e lembra o do pássaro azulão.

REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em arbustos baixos, a postura e de três a quatro ovos brancos azulados, com manchas arroxeadas e pintas negras, tendo de duas a três ninhadas por temporada, o ninho é no formato de taça, e usam raízes, gravetos finos e gramíneas, a eclosão dos ovos ocorrem em 13 a 14 dias.
NINHO DA ESPÉCIE
NINHO COM FILHOTES
DIMORFISMO SEXUAL: Os machos e as fêmeas são parecidos, plumagem azul, mascara facial negra, branca no cume da cabeça, topete vermelho, as fêmeas tem a coloração um pouco mais palida, e os filhotes tem a cor de fuligem, também pode se diferenciar o macho da fêmea pelo tamanho do branco no alto da cabeça, que no macho é maior, atingindo até a nuca.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classifica pela IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Pode aparecer na literatura como Sanhaço-Frade.
Não retire pássaros da natureza, e nem adquira-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, compre-os nos criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, para manter pássaros silvestres em cativeiro é necessário ter autorização do órgão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário