sábado, 7 de março de 2015

Cardeal

CARDEAL
Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriformes da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Paroaria coronata, mede 19 cm aproximadamente, sendo também conhencido como cardeal-do-sul, galo-de-campina, cardeal-de-topete vermelho, guiratirica e tiê-guaçu-paroara, é uma espécie muita atraente que vivem em bandos com até vinte indivíduos, a maior parte do ano se separando apenas na época da reprodução.

DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, e também  foi introduzido na região sudeste no estado de São Paulo.
HABITAT: É encontrado em buritizais e matas de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), cerrado, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal e áreas alagadas.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se grãos e pequenos invertebrados, em áreas cultivadas costuma alimentar-se do grãos de arroz.


CANTO: Possui um belo canto, e é conhecido por fazer duetos com a fêmea, o seu canto é muito apreciado na região Sul do Brasil, onde a sua concentração é maior.





DIMORFISMO SEXUAL: Não há diferença entre o machos e as fêmeas nem no belo topete, ambos possuem a coloração vermelha muito chamativa na cabeça, cinza escuro ou negro no dorso e asas, e na parte inferior(barriga) a cor branca, cauda negra, bico branco acinzentado.
REPRODUÇÃO: Os casais se separam do bando na primavera e verão, e ambos defende o seu território, seu ninho e construido em forma de cesta a poucos metros do solo com gravetos e gramíneas, onde a fêmea coloca de 02 a 03 ovos na cor creme manchado de marrom , podendo a ter de duas a quatro ninhadas por temporada, a eclosão dos ovos ocorre em 13 a 14 dias.
NINHO DA ESPÉCIE

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: É considerado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
CURIOSIDADE: Consta na literatura que o pássaro tem a capacidade de imitar o canto de outras espécies, e a origem do seu nome é por conta das vestimentas dos cardeais da Igreja Católica.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de pássaros silvestres, somente adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário