CARDEAL-AMARELO
Trata-se de um pássaro raro que vivem em grupo e se separam na época da reprodução, mede 20cm de comprimento, é da ordem dos passeriformes, da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Gubernatrix cristata.
DISTRIBUIÇÃO: Pode ser encontrado ao leste de Argentina, Uruguai, no Brasil (ao sul do Rio Grande do Sul).
HABITAT: Habitam cerrado, áreas alagadas, biomas(conjunto diferente de ecossistemas) campestre naturais e alterados, bosques abertos com áreas esparsas.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de sementes, insetos e frutas que encontram no chão.DIMORFISMO SEXUAL: A coloração de suas penas é amarela e preta, sendo mais distintas nos machos que apresentam manchas amarelas na cabeça,mancha preta saindo debaixo do bico indo até a garganta, asas manchadas nas cores pretas e amarela, cauda na mesma tonalidade, as fêmeas se diferenciam por uma faixa superciliar e estria(UM BIGODE) branco, e o seu peito é cinzento,bochechas acinzentadas pés acinzentados em baixo do bico até a garganta a cor branca com uma mancha negra,ambos os sexos possuem um topete negro.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
CASAL CARDEAL-AMARELO
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se a partir de novembro e são muito territórialista, seu ninho é em forma de tigela, construido com gravetos e fibras em arbustos com aproximadamente três metros de altura do solo,a postura é de 03 a 05 ovos que eclodem a partir de 12 a 13 dias de choco, e podem ter até duas ninhadas por temporada.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está considerado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como EM PERIGO.
CURIOSIDADE: Espécie imensamente caçada tanto pelo seu canto, quanto pela beleza das suas cores, devido a perda do seu habitat assim como o tráfico ilegal, levaram esse belo pássaro a quase completa extinção, obtive informação que criadores credenciados já conseguiram reproduzi-lo no cativeiro, para a sua reintrodução na natureza.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comercio clandestino de pássaros silvestre, adquira-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do IBAMA para manter esse lindo pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário