CHORORÓ-CINZENTO
Trata-se de um pássaro endêmico do Brasil, da ordem dos passeriformes da família dos Thamnophilidae, conhecido cientificamente como Cercomacra brasiliana, mede aproximadamente 14 cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição de estende em poucos locais do Brasil, da Bahia central, leste de Minas Gerais e Espírito Santo até o sul do Rio de Janeiro.
HABITAT: Habita bordas de florestas de matas secundárias, e nas matas de samambaias em solo de floresta úmidas, floresta ou mata atlântica, vivem em casais nas bordas das matas acima de 950 metros.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de pequenos insetos e aracnídeos como por exemplo aranhas.
MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho tem a plumagem cinza uniformemente, tem a cauda e asas manchadas de branco e também uma placa no dorso branca que fica oculta, a fêmea tem a plumagem na tonalidade ocre quase uniforme.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Costuma construir seu ninho próximo ao solo no emaranhado da vegetação, ou em copas de árvores, no formato de uma bolsa e usa matéria vegetal, como capim, samambaias, raízes finas e com entrada lateral.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como QUASE AMEAÇADA, devido a perda de seu habitat.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaro da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário