terça-feira, 24 de março de 2015

Noivinha

NOIVINHA
É um pássaro da ordem dos passeriformes, da família dos Tyrannidae, sendo conhecido cientifícamente como Xolmis irupero, chega a medir 17 cm de comprimento sendo que o mesmo possui duas subespécies, e é um do mais lindo pássaro do sertão nordestino.
DISTRIBUIÇÃO: Esta distribuído no nordeste e na região sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e também é encontrado na Argentina, Uruguai, Bolívia, e Paraguai.
HABITAT: Habita a caatinga e os campos sujos do nordeste, e áreas abertas com árvores esparsas no sul. Cerrados, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há a ação do homem) e Pantanal.

ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se essencialmente de insetos, que eles apanham em pleno voo.

DIMORFISMO SEXUAL: Não existe dimorfismo nessa espécie,ambos possuem as rêgimes(penas das pontas das asas) e a penas da ponta da cauda na tonalidade negra, bicos e pernas também são na cor preta, o restante da plumagem é branca.
CANTO: É um chamado assobiado fino e espaçoso.
REPRODUÇÃO: Fazem seu ninho em oco de árvores ou em ninhos abandonados de João de barro, a postura é de dois a três ovos brancos que eclodem entre 14 e 15 dias, e se reproduzem uma ou duas vezes por ano.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie em cativeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário