terça-feira, 17 de março de 2015

Sanhaçu-de-Encontro-Azul

SANHAÇU-DE-ENCONTRO-AZUL

Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriformes da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Tangara cyanoptera, mede 18cm de comprimento, e formam bandos de até 15 indivíduos, conhecido também como papa-figo, e sinhaçu.
DISTRIBUIÇÃO: Esta distribuído da Bahia ao Rio Grande do Sul.
HABITAT: Habita floresta ou mata atlântica, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), pomares e áreas urbanas.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em sementes, frutas, insetos, e aracnídeos de pequeno porte.

CANTO: Seu canto é esganiçado, agudo, metálico, e pouco variado.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe dimorfismo sexual, tanto o macho como a fêmea apresentam plumagem azul-ardósia dorsalmente é azul acinzentado na parte inferior, sendo um pouco mais clara em sua garganta, no encontro das asas, a coloração predominante é o azul mais forte, possui bico forte e fino, suas pernas são curtas  fortes, seus dedos possuem unhas aguçadas, tanto sua cauda como as asas são longas. As fêmeas possuem uma coloração um pouco mais clara, muito difícil de ser identificada.
REPRODUÇÃO:  Costumam reproduzir-se na primavera e verão, constroem o seu ninho em forquilha de árvores de três a quinze metros de altura, ele tem o formato de tigela e usam musgos, pelos de animais, capim secos, e gravetos finos, a postura é de dois a três ovos branco-esverdeado com manchas marrom, castanhas e negras, a eclosão ocorre entre 12 a 15 dias, e os filhotes tornam-se independente com 20 dias de vida.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a conservação da Natureza) como Quase Ameaçada, sendo que em certos lugares tornou-se raro devido ao desmatamento e perda do habitat.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, e nem compre-os no comércio ilegal de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro no cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário