sábado, 21 de março de 2015

Bandeirinha(Gaturamo Bandeira)

GATURAMO BANDEIRA 

O Gaturamo Bandeira, é um pássaro da ordem dos passeriformes, pertencente a família dos Fringillidae, sendo seu nome científico Chlorophonia Cyanea, e chega a medir de 10 a 11cm de comprimento, e são reconhecidas sete subespécies, sendo que cinco delas são restritas ao norte da América do Sul. Também é conhecido popularmente como gaturamo-bandeira, gaturamo-verde-bonito, bandeirinha, vivem ao pares ou em pequenos grupos.
DISTRIBUIÇÃO: A sua distribuição ocorre no leste do Brasil, do sul da Bahia, a leste de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, também é encontrado no Paraguai,e nordeste extremo da Argentina.
HABITAT: Habita floresta ou mata atlântica, floresta mesófila(vegetação de médio a alto porte), mata ou floresta de galeria(floresta de formam corredor ao lados dos rios), floresta ou mata ciliar, mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem).

ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em pequenas larvas, frutas, néctar e folhas.
CANTO: Seu canto é fraco e é vocalizado constantemente e repetitivo.

DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta a cabeça, garganta e pescoço verdes, dorso, parte das asas o uropígio azuis, e o ventre amarelo dourado, já a fêmea tem a barriga esverdeada, e uma mancha em forma triangular na nuca, e suas asas são na tonalidade verde.

                                                              MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Costuma- se reproduzir na primavera e verão, esconde o seu ninho nos penacho do coqueiros, em bromélias barba de velho, o ninho é construido pelo casal em formato redondo, a postura é de dois a três ovos, e a eclosão leva 17 dias, sendo que o casal torna-se extremamente territorialista nessa época. 
 NINHO DA ESPÉCIE

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: É considerado pelo IUCN - International Union on for Conservation of  Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza),como Pouco Preocupante, sendo que chegou entrar na lista das espécies ameaçadas, mais foi retirado em Novembro de 2013.
OBSERVAÇÃO: Não Retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores legalizados e credenciados  pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro no cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário