terça-feira, 3 de março de 2015

Caboclinho

CABOCLINHO
Trata-se de um pássaro  da ordem dos Passeriformes da família dos Thaupidae sendo seu nome científico Sporophila bovreuil, é um pássaro canoro, medindo aproximadamente 10cm de comprimento, e é citado na literatura como tendo duas subespécie a Pileata(branco) e a Saturata(marrom mais claro), conhecido também como caboclinho verdadeiro, caboclinho de cabeça marrom, fradinho, caboclinho paulista, caboclinho coroado, bico de ferro(RJ), cabocolino(Pará e Ceará), caboclinho frade, vivem em grupo fora do período reprodutivo, associando-se a outros pássaros granívoros.
DISTRIBUIÇÃO: Encontra-se distribuído do estuário do rio Amazonas(Amapá, Pará), e Maranhão até o Rio Grande do Sul, na totalidade das regiões Nordeste e Sudeste, estendendo-se até oeste de Goiás e Mato Grosso, Argentina, Paraguai.
HABITAT: Comum em campos, cerrados, e campos cerrados, áreas pantanosas abertas, caatinga e vertentes úmidas do nordeste, buritizais e mata de galeria(florestas que formam corredores ao lado dos rios), campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso pobre e rochoso), áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do Homem), e Pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro granívoro, alimenta-se de sementes de capim, gramíneas, e braquiaria(capim vindo da África).
 CANTO: Seu canto é longo e melodioso e a frase musical tem cerca de dez notas.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é de coloração canela avermelhada em geral, e apresenta um boné, asas e cauda preta, a fêmea é marrom olivácea nas partes superiores e branco amarelado nas inferiores, ambos possuem pernas e pés na tonalidade negra.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE

REPRODUÇÃO:
constroem o ninho em arbustos no formato de xícara usando gravetos, raízes finas, e o forram com gramíneas, a postura e de dois a três ovos brancos manchados de marrom, que levam de 13 dias para serem incubados, e podem fazerem de duas a quatro ninhadas por temporadas.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: É considerado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza), como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza e nem compre-os no comércio clandestinos de pássaros silvestres, compre-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do IBAMA para manter esse pássaro em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário