terça-feira, 3 de março de 2015

Tico-Tico-Rei

TICO-TICO-REI
Trata-se um pássaro da ordem passeriforme da família dos Thraupidae, sendo que seu nome científico é Coryphospingus cucullatus, medindo 13cm aproximadamente, conhecido também como galo do mato, tico-tico-rei vermelho, tico-fogo, sangue de boi(Rio Grande do Sul), sangrinho(no interior de São Paulo), foguinho.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído no leste do Pará, Maranhão, Mato Grosso e Goiás, oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, podendo ser encontrado também no Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, e Argentina.
Apresenta distribuição disjunta em certos locais hibridiza com o Coryphospingus pileatus(Tico-Tico-Cinza).
TICO-TICO-CINZA

HABITAT: Habitam  mata ou floresta de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), mata ou floresta ciliar, restinga, buritizais e matas de galeria, campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso pobre e rochoso), cerrado, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem),pantanal, áreas alagadas.
CANTO: Seu canto não é tão bonito, motivo por não ser tão apreciado pelos criadores de pássaros, mais parece com um melodioso piado, é mais apreciado pela sua plumagem.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de sementes de gramíneas, capim, insetos, frutos da marianeira(fruto do sabiá) é um arbusto ou arvore de pequeno porte.
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta a coloração marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e cabeça, sendo que possuem um topete na cor vermelha na cabeça com uma faixa negra que só e visível quando o mesmo esta agitado ou na época da reprodução, ambos o sexos tem uma faixa branca que circula os olhos, a fêmea apresenta a mesma coloração porém, com pouco brilho e são mais pardacentas.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se nos meses quentes do ano, podendo ter de duas a três ninhadas por temporada, a postura é de 03 a 05 ovos na cor branco azulados, o ninho e construido em arbustos fechados bem próximo ao solo, e o material utilizados são gravetos e fibras entrelaçadas, e forram com penas ou outros materiais macios, a eclosão dos ovos duram 13 dias, e tanto o macho como a fêmea cuidam e alimentam os filhotes.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: É considerado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza), como pouco preocupante.
CURIOSIDADE: Desloca-se pulando no solo ou nas moitas e arbustos onde procura sementes, frutos e insetos para se alimentar.
OBSERVAÇÃO: A espécie e protegida por lei, não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestre, adquira-os nos criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituo Brasileiro do Meio Ambiente, e para mantê-lo em cativeiro é necessário uma autorização do Órgão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário