GATURAMO-VERDADEIRO
Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriformes da família dos Fringillidae, sendo seu nome científico Euphonia víolacca, medindo 12cm aproximadamente, conhecido também como gaturamo imitador, guriatã(Pernambuco), tem-tem-verdadeiro.
DISTRIBUIÇÃO: Esta distribuído na Amazônia Brasileira(leste do rio negro e madeira) no nordeste em direção até o Rio Grande do Sul.
HABITAT: Habitam mata atlântica, floresta mesófila(vegetação de porte médio a alto), floresta ciliar, mata ou floresta de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), mata de araucária, mata ou floresta subtropical, restinga, mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição(entre cerrado e floresta), floresta paludosa(floresta que se mantém verde o ano inteiro, onde o solo é encharcado), mata de igapó, mata ripária ribeirinha, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), Pantanal, manguezais, ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de frutos, e raramente come insetos.
CANTO: O seu canto torna-se a cópia da avifauna da região onde vive, e pode imitar até 16 espécies diferentes em poucos minutos.
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho tem a parte superior azul-metálico, mancha amarela na testa, suas partes inferiores são amarelas, a fêmea tem a parte superior verde-olivácea e as inferiores amerelo-oliváceas.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Costumam- se reproduzirem na primavera e verão, seu ninho tem o formato esférico com entrada lateral, a postura e de três a quatro ovos brancos com pintas avermelhadas, a incubação duram em média 15 dias, e podem tirar de duas a três ninhadas por temporadas, com 35 dias os filhotes já são independentes.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: É um grande imitador de aves como gaviões, tucanos, papagaio, gralhas, despistando assim os seus predadores.
Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. É necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário