sexta-feira, 20 de março de 2015

Mesia-Orelhudo-Prata

MESIA-ORELHUDO-PRATA
É um pássaro da ordem dos passeriformes, da família dos Timaliidae, sendo conhecido cientificamente como Leiothrix argentauris, mede 15 a 16 cm de comprimento, e existem sete subespécies descritas com variações consideráveis na plumagem, também consta na literatura que o mesmo foi transferido para a família dos Leiothrichidae recentemente, porém, ainda existem controversa.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos países de Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, e no Vietnã.
HABITAT: Habita florestas, campos e parques.
ALIMENTAÇÃO: Baseia-se de insetos, larvas, frutas e de sementes porém, em menor quantidade.
 CANTO:

DIMORFISMO SEXUAL: Apresenta a cabeça roxeada com bochechas prateadas, olhos pretos, bico amarelo, tem uma mancha amarela na testa, debaixo do bico até a metade do peito passando por traz da cabeça apresenta uma espécie de colar na tonalidade amarelo-alaranjado, dorso na tonalidade amarela indo para o esverdeado, a parte inferior é amarela esverdeada até a cauda, asas nas cores prata,com mancha vermelha com as penas maiores na cor amarela e prateada, uropígio vermelho, cauda roxeada apresentando algumas penas amarelas, pernas e pés amarelos.
Não apresentam dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: Ocorre a partir de agosto a novembro, tanto o macho como a fêmea ajudam na construção do ninho, que é feito no formato de xícara com gravetos de bambus, folhas secas, folhas e talos de samambaias e é feito em arbusto com uma distancia de até dois metros do solo, seus ovos são brancos com manchas marrom avermelhada, a postura e de dois a cinco ovos, e a eclosão ocorre depois de 13 a 15 dias de incubação, e ambos os pais cuidam da prole.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Esta classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: Associam-se em grupo de até trinta indivíduos enquanto procuram por alimento, e até formam grupo durante a época de reprodução.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Esse pássaro não pertence a fauna silvestre brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário