quarta-feira, 4 de março de 2015

Bico-de-Lacre

BICO-DE-LACRE
É um pássaro da ordem dos passeriformes pertencente a família dos Fringillidae, sendo seu nome científico Estrilda astrild, mede 11cm aproximadamente e esse exótico pássaro foi introduzido no Brasil no inicio do século XX trazidos por marinheiros dos navios mercantes portugueses da rota da Índia que atravessavam o Atlântico, vindo da África Subsaariana, são encontrados em bandos nos capinzais e encontra-se na literatura que o mesmo possui de 15 a 17 subespécie distribuídas amplamente em grande parte da África ao sul do Sahara. Tornou-se bastante comum também em Portugal espalhando-se para a Espanha.
 DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído no Brasil nos estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Pará, Amazonas(Manaus), Mato Grosso do Sul, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe.
HABITAT: campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso pobre e rochoso), áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), áreas alagadas e capinzais nas cidades.
PÁSSARO ALIMENTANDO-SE
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro granívoro, alimenta-se de gramíneas africanas(trazidas para pastagens) capim elefantes, capim colonião.
CANTO: não possui bem um canto definido.


 DIMORFISMO SEXUAL: Ambos os sexos são quase idênticos, ambos possuem cor acastanhada mais escura no dorso e é mais acinzentada na região do peito, tem o bico vermelho-vivo e uma risca vermelha em volta dos olhos e peito, os machos tem uma cor mais avermelhada no peito e a cauda preta na base inferior da cauda, já nas fêmeas é mais acastanhado.
NINHO DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Constrói um ninho oval, geralmente com capim gordura, penas e algodão deixando uma abertura para a entrada, a postura é de três a cinco ovos na cor branca, a postura pode ocorrer durante todo o ano, excluindo os meses mais frio, a eclosão dos ovos leva 13 dias, e os filhotes ficam no ninho por cerca de 21 dias, passando três semanas já se alimentam sozinhos, podem fazerem de 02 a 03 ninhadas por ano.
CASAL
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está considerado pelo IUCN - International Union for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não capture pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestre, adquira-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para ter esse pássaro em cativeiro.


Um comentário:

  1. Tem um monte desses aqui no quintal. Todos os dias quando abro a porta, eles já estão comendo no quintal. Meu marido pões comida pra eles. são uns comilões. kkkkkkkkk... Vai o dia todo nessa brincadeira. Quando dá assim mais ou menos 16:00h ou mais, eles somem. São lindos! A quantidade varia muito. No mínimo 9, mas cheguei a contar mais de 40 deles aqui. Junto com eles vem sempre 3 Rolinhas. Pardais também aparecem, porém só uma vez ou outra. Enquanto tem gente que prende pássaros em gaiolas, o meu quintal vive cheio deles, livres pra ir e vir na hora que bem entender. E eu sempre apreciando a visita deles. Lindos demais! Tentei chegar perto pra filmar, mas eles se assustam facilmente.

    ResponderExcluir