BIGODINHO
É um pássaro da ordem dos passeriformes pertencente a família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Sporophila lineola, medindo 11 cm de comprimento, conhecido também como estrelinha, cigarrinha, bigode, papa capim(MG).DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados do Paraná, São Paulo Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia, durante o inverno na região sul migra para a Amazônia e para os estados do nordeste, principalmente para os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, encontrado também na Argentina, Bolívia como residente. No Espírito Santo, e Paraná, surge em Dezembro para nidificar e costuma desaparecer nos meses de março e abril, surgindo no Maranhão e Piauí no mês de maio.
HABITAT: Habita buritizais e mata de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), cerrado, caatinga, campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso) áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal, ilhas fluviais, e áreas alagadas.
ALIMENTAÇÃO: Por ser um pássaro granívoro alimenta-se basicamente de sementes de gramíneas, braquiarias, e sementes de capim em geral.
CANTO: Possui um gorjear rápido e metálico.
MACHO DE ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta a parte superior do corpo negra, no alto da cabeça há uma estria branca, e uma risca que corre sob cada olho parecendo um bigode e tem o bico negro, a parte inferior é levemente cinza claro, sobre o sol pode parecer branca, a garganta é negra. A fêmea são pardas(marrom) com a parte inferior mais clara, possuem o bico pequeno e com tom amarelado na parte inferior.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Na natureza reproduzem-se nos meses de setembro a janeiro, cabendo a fêmea a confecção do ninho, enquanto o macho defende o território, a postura é de dois a três ovos, que eclodem após 13 dias de choco, podendo tirar de 02 a 04 ninhadas por temporada, seu ninho tem o formato de taça é confeccionado com gravetos finos e gramíneas.
NINHO DA ESPÉCIE COM OVOS
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Atualmente esta considerado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquire-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), É preciso ter autorização do órgão para manter esse pássaros em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário