BICO-DE-PIMENTA
Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriformes pertencente a família dos Thraupidae, do gênero Saltatricula, sendo seu nome científico Saltatricula(saltator)atricollis, mede 20cm aproximadamente de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás ao interior do sudeste e nordeste, e também é encontrado na Bolívia e Paraguai.
HABITAT: Habita florestas mesófilas(floresta de vegetação de porte médio a alto), buritizais, matas de galeria(florestas que formam corredores ao lado dos rios), cerrado, campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso), e no pantanal.
ALIMENTAÇÃO: É um pássaro que alimenta-se de sementes de braquiárias, de capim, gramíneas, e também incluí e sua dieta pequenos artrópodes(aranha, mosca, lacraia, escorpiões, abelhas, e outros).
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: Ambos os sexos são idênticos, possui mascara e pescoço negros, partes superiores cinza pardacentas com reflexos anilhados no dorso e na asas, suas partes inferiores são cinza amareladas claras, as penas maiores das asas são negras, e o bico é grosso na cor laranja avermelhado. A fêmea como foi dito anteriormente são idênticas, porém com cores menos acentuadas e o bico são mais pálido
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Seu ninho é no formato de taça, confeccionado com talos, raminhos e ervas, e é forrado com talos de capim, e costumam construi-los em galhos de arvores e em moitas de capim,a postura ocorre na primavera e verão, sendo que a fêmea coloca de dois a três ovos, e a incubação é de 13 dias, e podem terem de duas a três ninhadas por ano.
NINHO DA ESPÉCIE
CURIOSIDADE: Como vivem em bandos e só se separam na época da reprodução, costumam executar gritaria ao amanhecer, deslocando-se a seguir em arbustos para arbustos a procura de alimentos, costumam descer ao chão, mais deixam um pássaro de sentinela para se defenderem de predadores.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Esta classifica pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da natureza), como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: O gênero Saltator foi recentemente transferido da família Cardinalidae para a família Thraupidae.
Não retire pássaro da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário