TIÊ - BICUDO
Trata-se um pássaro da ordem dos passeriformes, da família dos Thraupidae, sendo que seu nome científico Conothraupis mesoleuca, mede aproximadamente 14 cm de comprimento, e trata-se de um pássaro bastante raro foi coletado apenas no século XIX em matas secas da Chapada dos Parecís(Minas Gerais), e redescoberta na Parque Nacional das Emas(Goiás), sendo que sua população está em torno de 250 a 500 pássaros na natureza, e vivem geralmente solitários ou em casais.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição e restrita, sendo encontrado em Goiás(Parque Nacional das Emas), na bacia do Alto do Jurema nos municípios de Sapezal, Campos de Julio, Campo Novo do Parecis e Rio Claro(Mato Grosso) e em Itiquira(sudeste de Mato Grosso).
HABITAT: Habitam buritizais e matas de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios).ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de sementes de bambus e insetos.
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho ostenta uma plumagem negra com brilho esverdeado, meio do peito e barriga brancos, o bico esbranquiçados e os pés preto, a fêmea é marrom parda, sendo a parte inferior mais clara, e bico marrom escuro.
REPRODUÇÃO: Infelizmente a sua reprodução até o presente momento não se tem conhecimento ou informação científica, um estudo mais profundo está sendo realizado e assim que obtiverem os resultados os mesmos serão publicados na literatura e na internet.
CANTO: Se tem conhecimento que só o macho canta, é seu canto é melodioso é apresenta variação individual, consegui um vídeo do mesmo com poucos segundos, mais que já da para termos uma ideia de como o mesmo é.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: É considerado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) em PERIGO CRITICO.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem os compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do mesmo para manter esse pássaro em cativeiro, e os infratores estão sujeitos as penas da lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário