domingo, 22 de março de 2015

Acará-Bandeira

ACARÁ-BANDEIRA

Trata-se de um peixe da ordem dos perciformes da família dos cichlidae, sendo seu nome científico Pterophyllum scalare, mede até 15 cm aproximadamente, e vivem em cardume de cinco a dez indivíduos.
DISTRIBUIÇÃO: Estão distribuídos geograficamente na bacia Amazônica, são peixes provenientes da América do Sul, (Brasil), e são facilmente encontrados no Rio Amazonas, Rio Tapajó, Rio Solimões, etc...
Também podem ser encontrados no Peru, Colômbia e Guianas Francesa.
HABITAT: Costumam habitar ambiente que possuem uma densa vegetação aquática, com raízes e troncos, e em pântanos.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em pequenos insetos, larvas, e peixes que vivem seu seu habitar.
DIMORFISMO SEXUAL: Tanto os machos como as fêmeas possuem o corpo achatados e barbatanas dorsal e anal relativamente grande, somente durante a postura é que podemos identifica-los com facilidade pois a fêmea possui o ovopositor largo e virado para trás, e o macho tem o espermoderme fino e virado para frente, ambos possuem a coloração em tons acinzentados com cerca de quatro listras nas laterais.
REPRODUÇÃO:  O casal escolhe o local que pode ser ser um tronco, uma pedra onde a fêmea coloca seus ovos que são fertilizados pelo macho, e passam a defender o local contra intrusos, os ovos eclodem em dois dias, mais as larvas permanecem no local por mais cinco dias alimentando-se do saco vitelino, a partir do sétimo dia é que os alevinos começam a nadar por conta própria.
MUTAÇÃO
CURIOSIDADE: São peixes que são exportados para todos os centros aquariofilia do mundo, principalmente do Japão, Angola, Estados Unidos, China, e Alemanha, que os criam em cativeiros em escala comercial, diminuindo assim a sua captura na natureza, onde surgiram exemplares com colorações variadas entre preto, amarelo, cinza e branco, podendo essas variações possuírem mais de 30 variedades.
MUTAÇÃO
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Devido a diminuição da captura do mesmo na natureza, passou a ser considerado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a conservação da natureza) como Pouco Preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário