SAÍRA-APUNHALADA
Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriforme da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Nemosia-rourei, medindo de 13 a 14 cm de comprimento, é um pássaro extremamente raro,sendo que permaneceu desaparecido por mais de 50 anos é já era considerado extinto na natureza por muitos ornitólogos, até que em 1998 foi redescoberta em um fragmento florestal na região serrana do Espírito Santo. Em 2003 foi avistado em uma área vizinha e desde então vem sendo encontrado nesses dois locais.
DISTRIBUIÇÃO: Apenas no Espírito Santo.
HABITAT: Floresta ou mata Atlântica
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos, pequenos invertebrados e frutos.
CANTO: Ouça seu canto no vídeo abaixo:
DIMORFISMO SEXUAL: A fêmea assemelha-se ao macho, ambos possuem cabeça negra com mancha na cor branca, mancha vermelha que sai debaixo do bico e desce pela garganta indo até o peito(origem do seu nome) pois parece que foi apunhalado e esta saindo sangue,a parte inferior e branca asas preta com alguma penas azuis e cauda negra,dorso branco acinzentado, pernas e pés na tonalidade branca, olho(laranja ou amarelado) íris na cor preta, e bico negro.
NINHO/REPRODUÇÃO: Constrói o ninho no começo de novembro, porém em minhas pesquisas não foi possível encontrar dados tanto na literatura como na internet sobre a sua postura, a espécie do ninho, a cor dos ovos e o tempo de eclosão dos mesmos. Assim que eu obtiver esses dados passarei aqui no Blog.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está considerado pelo IUCN- International Union for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como em PERIGO CRITICO.
OBSERVAÇÃO: É exclusiva do Brasil, e é confirmado a grande ameaça a sua sobrevivência atualmente a falta de conservação de proteção integral nas áreas onde tem sido observado com mais frequência.Não retire pássaros da natureza, nem os compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os nos criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. É necessário autorização do mesmo para manter pássaros silvestres em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário