sábado, 28 de fevereiro de 2015

Betta Splendens

BETTA SPLENDENS
E um peixe originário do sudoeste Asiático(Indochina) da família Osphronemidae, conhecido como peixe de briga siamês(Brasil), combatente(Portugal), devido a sua agressividade, mais são dóceis quando colocado com outros peixes, geralmente é o primeiro peixe adquirido pela sua beleza e de ser de fácil manutenção.
DISTRIBUIÇÃO: É encontrado no sudeste Asiático(Indochina).
 HABITAT: Habitam nas bermas(um fosso, um canal) dos campos de arrozais, regatos, e pequenos lagos.

 ALIMENTAÇÃO: É um peixe carnívoro alimenta-se de insetos, larvas, e de  peixes menores, em cativeiro é fornecida ração própria para a espécie.


REPRODUÇÃO: Costuma reproduzir-se na época das chuvas na natureza em agua calmas, o macho constroe um ninho na superfície d'agua de bolhas e o mantém sempre limpo, as fêmeas visitam os machos que as cortejam até elas libertarem os ovos que são fertilizados e colocados no ninho, expulsando em seguida a fêmea do seu território.
CASAL REPRODUZINDO
 
NINHO DE BOLHAS NA NATUREZA

CATIVEIRO: No cativeiro, tanto a anatomia do sexo como suas cores são altamente variadas e diversas devido a mutações realizadas pelo criadores através da genética, mudando as linhagens pela coloração e pelas nadadeiras, sendo que sua cor original é de um acastanhado discreto. A reprodução também se altera, sendo que o macho constroe o ninho da mesma maneira, e somente depois de pronto coloca-se a fêmea que é cortejada e solta os ovos que são pegos pelo macho pela boca e colocado no ninho, porém terminado o processo deve-se retirar a fêmea, pois com certeza ela será perseguida pelo macho e acabara sendo morta.Também deve-se tomar muito cuidado com o nascimento dos alevinos, retirando o macho para que ele não os coma.
FÊMEA DA ESPÉCIE
CURIOSIDADE: Este peixe respira o ar atmosférico, graças a órgãos chamados de labirintos que fazem o ar passar bem próximo a corrente sanguínea proporcionando a troca de oxigênio, por esse motivo podem viver em agua pobre de oxigênio mais não poluída.
MACHO ALBINO
OBSERVAÇÃO: O Betta Splendens pode atingir de 9 a 10 cm. de comprimento, sendo que um único exemplar pode facilmente ser cuidado em um aquário pequeno.

 
 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário