PIMENTÃO
Trata-se de um pássaro da ordem dos passeriformes da família dos Thraupidae, sendo que nome científico é Saltator fuliginosus, mede aproximadamente 22cm de comprimento, conhecido também como bico-de-fogo e bico-de-pimenta.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído na florestas de Pernambuco e do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, também é encontrado no Paraguai, e no nordeste extremo da Argentina.
HABITAT: Habita a mata atlântica, floresta mesófila(vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, costuma viver em casais no interior da mata primária, ou em mata secundária altas.
ALIMENTAÇÃO: A sua alimentação baseia-se em frutas e sementes, acompanha outros pássaros formando um único bando em busca de alimento.CANTO: Possui um canto bem desenvolvido e pode ter diferença do mesmo de acordo com a região do seu habitat.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe dimorfismo nessa espécie, macho e fêmea possuem corpo negro, com bico vermelho pimenta bem destacado.
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se na primavera e verão, seu ninho é no formato de taça, feito com raízes e gravetos finos nas forquilhas das árvores, onde a fêmea coloca de dois a três ovos, sendo que podem terem até duas posturas por temporada, a incubação dos ovos leva em torno de 13 a 15 dias.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pela IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro no cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário