domingo, 26 de abril de 2015

Viuvinha

VIUVINHA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Tyrannidae, sendo seu nome científico Colonia colonus, medindo de 23-28cm de comprimento, também conhecido pelo nomes de Maria viuvinha, viúva, viuvinha tesoura e freirinha da serra.
DISTRIBUIÇÃO: Região periférica da bacia Amazônica até Rondônia, ilha de Marajó, e no restante do Brasil até o Rio Grande do Sul, é encontrado também de Honduras ao Panamá, e nos demais países da América do Sul, com exceção do Chile, e Uruguai.
HABITAT: Floresta ou mata Atlântica, floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta de galeria (que formam corredores ao lado dos rios), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, restinga, mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado), mata de igapó, mata ripária ou ribeirinha, floresta paludosa Amazônica (tipo de floresta que ocupa áreas com solo permanentemente encharcados), tapuís, buritizais,campos e campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso), caatinga Amazônica, cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal, manguezais, ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos que são capturados em voo a partir de um poleiro.
CANTO: Seu canto é um tipo de piado um assobiado rápido.
DIMORFISMO SEXUAL:
Tanto a plumagem dos machos como das fêmeas, são na cor negra, sendo que o contraste entre o negro do corpo e o branco do alto da cabeça é exclusivo dessa espécie, em voo mostra uma grande área branca nas costas próximo a cauda, possui duas penas longas (10cm aproximadamente) nos machos, destacando-se pelo comprimento e pelo alargamento nas pontas, nas fêmeas elas são menores, porém, seja necessário observar o casal para distingui-los.
REPRODUÇÃO: Nidifica em ocos de pica pau ou em cavidades naturais das árvores, a postura é de dois e  três ovos, e os filhotes só deixam o ninho já com a plumagem de adultos, um pouco mais cinza na cabeça e no dorso.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não compre pássaros no comércio clandestino de animais silvestres, nem os retire da natureza, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário