segunda-feira, 16 de março de 2015

Pintassilgo-do-Nordeste

PINTASSILGO DO NORDESTE
É um pássaro da ordem dos passeriformes, da família dos Fringillidae, sendo seu nome científico Sporagra(carduelis)yarrellii, medindo 10 a 11cm aproximadamente, muito apreciado pelo seu canto como pássaro de gaiola no nordeste, trata-se do pássaro mais belo dentro do gênero, conhecido também como coroinha, pintassilgo-baiano e pintassilva.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados de Piauí, Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, e Paraíba.
HABITAT: Habita áreas semi-abertas com árvores esparsas, caatinga, campos de cultivo, áreas alagadas, floresta mesófila(floresta de vegetação de porte médio a alto), campos e campinaranas(floresta particular de um tipo de vegetação de solo raso, pobre, e rochoso).

ALIMENTAÇÃO: tratando-se de um pássaro granívoro alimenta-se de sementes do tipo do mussambê(arbusto semi-herbáceo, muito florifero que pode alcançar até 1,5cm de altura) e sementes de picão, dente de leão, capim colonião, seralha, e bem-me-quer.
CANTO: Seu canto é um gorjear fino e bastante rápido e variado e possui estrofes intercaladas e longas.

MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho tem o alto da cabeça(coroa) na cor preta, em contraste com o ventre, peito a garganta, os lados da cabeça, nuca e a saliência triangular sobre as vértebras inferiores das aves, e da qual nascem as penas da cauda(Uropígio) amerelo-vivo, tem o dorso amarelo-esverdeado, asas pretas com listas amarelas, a sua cauda é preta com manchas amarelas, bico e pernas cinzentos escuro. A fêmea é parecida com o macho, porém, não possuem a coroa negra, e suas cores mais pálidas.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: A postura costuma ocorrer nos meses de outubro a março, a fêmea constrói o ninho em forquilha de árvores a pouca altura do solo, no formato de taça com raízes finas e forra o mesmo com penas e pelos, coloca de três a cinco ovos na cor branca, pode tirar até quatro ninhadas por temporada.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Esta classificado atualmente pelo IUCN-International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Vulnerável, devido a captura constante na natureza, e sofre também pela perda do seu habitat.
OBVSERVAÇÃO: Não retire pássaros do seu  ambiente natural, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro no cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário