quinta-feira, 30 de abril de 2015

Anambé- pompadora

ANAMBÉ POMPADORA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Cotingidae, sendo seu nome científico Xipholena punicea, chegando a medir 20cm de comprimento, conhecido também como pompadour.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído ao norte do rio Amazonas, da bacia do rio Negro até o Amapá , quanto ao sul do rio Juruá para leste até o rio Madeira e em direção sul até Rondônia e no sul do Mato Grosso, também e encontrado nas Guianas, Colômbia, Bolívia, e Venezuela.
HABITAT: Habita mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado), mata de igapó, mata riparia ou ribeirinha, floresta paludosa Amazônica, caatinga Amazônica, ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de insetos capturados em revoadas, e frutos.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho tem a cor púrpura metálica escura na parte superior, ventre e crisso (parte terminal do abdomem das aves entre a barriga e a cauda) na cor púrpura intenso, cauda com reflexos acastanhados, asas brancas brilhantes, bico claro, curto com base larga e com uma pequena curvatura na ponta, a sua íris é na cor amarela, pernas e pés na tonalidade cinza.
MACHO
A fêmea é acinzentada e possui o ventre mais claro que o dorso, crisso claro, e asas enegrecidas, sua íris também é amarela, pernas e pés na cor cinza.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em ramos de árvores ou entre gavinhas (órgão vegetal que se liga a outra planta), pequeno e no formato côncavo, a postura é de apenas um ovo na cor cinza esverdeado, e a eclosão ocorre entre 14 e 15 dias.
 NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário