quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pássaro Preto

PÁSSARO PRETO

Trata-se um pássaro canoro da família dos Icteridae, sendo conhecido cientificamente como Gnorimopsar chopi, conhecido erroneamento como melro e graúna, chega a medir aproximadamente 24cm de comprimento vivem em pequenos bandos e são bastante barulhentos, este pássaro não é chopim (Molothurs Bonariensis) nome dignado a aves que parasitam outras espécies na incubação e criação dos filhotes.
DISTRIBUIÇÃO: Excluindo a Amazônia, sua presença é registrada no leste do Pará e Maranhão, é encontrado em todo o Brasil, no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, e Uruguai.
HABITAT: Habita a mata atlântica, floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta de galeria (floresta que formam corredores ao longo dos rios), mata ou floresta ciliar, mata de araucárias, mata ou floresta subtropical, buritizais ou mata de galeria, campos e campinaranas (florestas de um tipo particular de vegetação onde o solo e raso, pobre e rochoso), cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve a ação do homem), ambiente aquático, áreas alagadas.

ALIMENTAÇÃO: É um pássaro onívoro, come frutos, sementes, insetos e pequenos invertebrados, aprecia o fruto (coco) maduro da palmeira buriti. 
CANTO: Tem um canto vigoroso de voz melodiosa, e a fêmea também canta.
OVOS DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Constroem seu ninho em locais protegidos tais como as cavidades em arvores ou barrancos, ninho de pica paus, ou ninho abandonados de João de barros. Ocupa buracos escavados por outras aves em cupinzeiros ou faz o seu ninho nos emaranhados densos da folhagem usando a forquilha do galho distante do tronco em arvores densas, com gravetos finos.
A postura costuma ser de quatro a cinco ovos azulados ou cinzentos com manchas escura que eclodem em 14 dias, a fêmea pode fazer até três ninhadas por temporada, e tanto o macho como a fêmea alimentam e cuidam dos filhotes.

 DIMORFISMO SEXUAL: Não existem diferença entre o macho e a fêmea, ambos possuem a coloração, bicos e pernas, na cor preta (onde deu a origem do seu nome)
CURIOSIDADE: Os filhotes e os pássaros jovem não possuem penas ao redor dos olhos, e quando criados desde filhotes em cativeiro pelo ser humano adoram um cafuné na cabeça.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Atualmente está classificado como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Preserve a natureza não retire as aves do seu ambiente natural ou compre pássaros do comercio clandestinos de aves, adquira somente nos criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário