sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pica-Pau-Amarelo

PICA-PAU-AMARELO
Trata-se de uma bela ave da ordem dos Piciformes, da família dos Picidae, conhecido no meio científico como Celeus flavus, medindo 25cm aproximadamente de comprimento, também conhecido como ipecutauá.
DISTRIBUIÇÃO: Presente em toda a Amazônia brasileira, e de Alagoas ao Espírito Santo, sendo encontrado também nos demais países amazônicos.
HABITAT: Habitam áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), mata de várzea, matas paludosas (é um tipo de mata ou floresta que ocupa áreas com solo permanentemente encharcados), matas de galerias (matas que formam corredores ao lado dos rios), caatinga, e matas secas, onde vivem isolados, ao pares, ou em grupo familiar de até quatro indivíduos.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação é baseada em larvas, insetos que são capturados em troncos, também consomem cupins arborícolas, raramente descem ao solo para apanhar insetos, e eventualmente consomem frutas.
CANTO: Seu canto é mais um tamborilado (som igual ao de um tambor) .
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta plumagem na cor amarelo-claro, asas negras - amarronzada com manchas brancas e cauda na tonalidade negra,bico amarelo topete alto e macio, a fêmea se diferencia do macho pela ausência da mancha vermelha na face, bem como sua coloração e de um tom amarelado mais claro.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE

REPRODUÇÃO:
Costumam escavarem seu ninhos em tronco ou em palmeiras mortas, onde a postura é de três a quatro ovos brancos brilhantes.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou aves da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização para manter essa espécie de ave em cativeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário