segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cardeal-do-Banhado


CARDEAL-DO-BANHADO
Pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Icteridae, sendo que nome científico é Amblyramphus holosericeus, mede 24cm aproximadamente de comprimento, também conhecido como capitão, João-pinto-do-brejo, do-re-mi, e soldado, não possui subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído no Brasil nos estados do Rio Grande do Sul ,Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins, também é encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai, e Uruguai.
HABITAT: Vivem aos bandos em taboais e brejo, mata ripária ou ribeirinha, campos e campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso),buritizais e mata de galeria (mata ou floresta que formam corredores ao redor dos rios), áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), pantanal, ilhas fluviais, e ambiente aquáticos.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de animais invertebrados (artrópodes) como besouros, grilos, aranhas, lagartas, gafanhotos, larvas, também apreciam sementes e grãos apanhados junto a vegetação, e frutas.
CANTO: Costuma vocalizar da seguinte forma: "tjac", "Tjat-Tjat", e um pio alto "uiit".
DIMORFISMO SEXUAL: Não possui dimorfismo sexual nessa espécie, tanto o macho como a fêmea possuem um bico pontiagudo na cor negra, asas largas e cauda comprida, cabeça, parte superior do peito e parte do dorso na cor escarlate ou vermelha, assim como as coxas, o restante do corpo e na tonalidade negra, bem como as pernas e pés.

REPRODUÇÃO: Costuma nidificar sobre a água em uma altura de 1,5metros, onde constrói seu ninho  em galhos de arbustos ou árvores no formato esférico fechado com entrada lateral , a postura é de três a quatro ovos, que eclodem entre 15 e 16 dias de incubação.
CURIOSIDADE: Gostam de empoleirar-se em talos verticais, e estufa a plumagem com as asas parcialmente abertas para exibir o vermelho das coxas, tem certa dificuldade em voar devido ao tamanho de suas asas, e costumam martelar os talos de taboas a procura de larvas como se fosse um pica-pau.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa linda espécie de pássaro em cativeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário