quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sabiá-do-Barranco

SABIÁ-DO-BARRANCO
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido pelo nome científico como Embernagra platensis, medindo aproximadamente 2l,5 a 23 cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Está presente da Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai ao Rio de Janeiro e Minas Gerais.
HABITAT: Habitam áreas úmidas campestres, campos ou campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre, e rochoso), áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), e campos de até 1800 metros  de altitude.
ALIMENTAÇÃO: Sua Alimentação baseia-se de sementes e pequenos insetos.
CANTO:
DIMORFISMO SEXUAL: Ambos os sexos possuem a cauda longa e arredondada e sua plumagem e cheia e macia, bico alaranjado vivo, mascara negra em torno dos olhos e bico, sendo o lado superior na tonalidade verde-oliva acinzentado, suas asas são na cor verde intenso, e o encontro amarelo, suas partes inferiores são na tonalidade cinzenta, lados e crisso (é a parte terminal do abdomem das aves, entre as coxas e a cauda ao redor da cloaca) pardacentos, e o abdomem na tonalidade esbranquiçado.
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre na primavera e verão, constroem seu ninho nas árvores, no formato de uma tigela, usam fibras vegetais, folhas e hastes de capim, e recobrem o seu interior com material mais finos, a postura é de dois a três ovos na cor branca com pontos marrom escuro, a eclosão do mesmo ocorre após 15 a 16 dias de incubação, podem tirar até duas ninhadas por temporada.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pela IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não Retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter uma autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário