sábado, 25 de abril de 2015

Cardeal do Nordeste

CARDEAL DO NORDESTE
Lindo pássaro endêmico do interior nordestino, da ordem dos Passeriformes, da família dos Thraupidae, sendo seu nome cinetífico Paroaria dominicana, medindo 18cm de comprimento aproximadamente, também conhecido como galo da campina, cabeça de fita, e cabeça vermelha.
DISTRIBUIÇÃO: Pássaro endêmico do interior nordestino, recentemente introduzido na metrópole São Paulo e Rio de Janeiro, também vem povoando a Bahia e o norte de Minas Gerais.
HABITAT: Campos e campinaranas (floresta ou campo de um tipo particular de vegetação, de solo pobre, raso, e rochoso), caatinga, e áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem).
ALIMENTAÇÃO:  Trata´se de um pássaro granívoro, tem preferência por sementes amargas pelos padrões humanos e frutas da região nordeste, costuma alimentar-se saltando no solo em busca de sementes de gramíneas.
CANTO:
DIMORFISMO SEXUAL: Possui plumagem vermelha na cabeça até a garganta sobretudo na nuca do pássaro, suas partes superiores são cinzentas, exceto o dorso anterior que é composto por penas na tonalidade negras, no ápice são branca na base, dorso posterior e coberturas superiores das asas manchadas na cor negra, maxila anegrada, mandíbula cinzento clara. A fêmea pode ser diferenciada do macho pela cor da cabeça que é em uma tonalidade vermelha mais clara.
REPRODUÇÃO: Na época reprodutiva o macho defende seu território, constrói o ninho em formato de taça, a postura é de dois a três ovos, e levam 13 dias para eclodirem, podem ter de duas a quatro ninhadas por temporada, sendo que no nordeste na região da caatinga eles se reproduzem uma vez por ano no período chuvoso.
NINHO DA ESPÉCIE E OVOS

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation on for Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante, é uma espécie abundante das caatingas e matas ralas, embora seja perseguida por passarinheiros, o que pode causar a sua diminuição nesses mesmos locais, a sua introdução na cidade de São Paulo vem com a sua população flutuando de tempos em tempos.
OBSERVAÇÃO: Não compre pássaros no comércio clandestino de animais silvestres, e nem os retire da natureza, procure adquiri-los de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA -Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para ter esse pássaro em cativeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário