sábado, 25 de abril de 2015

Chororó de Goiás

CHORORÓ DE GOIÁS
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thamnophilidae, sendo seu nome científico Cercomacra ferdinandi, chegando a medir 16cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Pássaro endêmico da bacia do Araguaia - Tocantins (restrito ao Brasil central).
HABITAT: Mata ripária ou ribeirinha, mata de galeria (matas que formam corredores ao lado dos rios), mata ou floresta ciliar, e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos e outros artrópodes como aranha, escorpiões, lagartas.
CANTO: Seu canto é curto com assobios fortes.
MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é preto pouco brilhante com uma grande mancha meio escondida formada pelas base brancas das penas do meio da costa, abrigo das asas branco, as penas medias e grandes são na cor preta, rectrizes pretas com pontas brancas. A fêmea e acinzentada enegrecida, tem o dorso manchado, cobertura das asas e cauda igual a do macho, remiges pardas enegrecidas, tem a parte inferior acinzentada com o meio do peito na cor preta com estrias finas brancas, garganta preta e branca.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Pouco se sabe sobre sua reprodução, apenas que seu ciclo reprodutivo esta ligado as correições das formigas, e que usam diversas fibras vegetais na confecção do ninho firmado em arbustos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada Vulnerável, devido a sua distribuição ribeirinha e a degradação do seu habitat.
OBSERVAÇÃO: Espécie pouco estudada na natureza.
Não retire pássaros ou compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário