quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tucão

TUCÃO
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Tyrannidae, sendo seu nome científico Elaenia obscura, chega a medir 18 cm de comprimento, também é conhecido como guaracava, guaracava-de-óculos, guracava, maria-tola, e tonto.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nas regiões sudeste e sul do Brasil, também é encontrado na Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Argentina.
HABITAT: Habita florestas úmidas da mata Atlântica até 2000metros de altitudes, mata de galeria (mata que formam corredores ao lado dos rios), matas mesófilas (mata de vegetação de médio porte a alto) e matas de araucárias.
ALIMENTAÇÃO: Sua dieta alimentar é essencialmente de frutas, e compete com outros pássaros Tiranídeos e sabiás.
CANTO: Inicia seu canto com uma séries de assobios, depois produz um tipo de apito.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe nessa espécie, pássaro com distinto anel periocular claro, seu píleo não apresenta cristas e possuem duas barras amarelas nas asas que possuem uma tonalidade negra, bicos, pernas, e pés também são negros, sua plumagem é de tonalidade verde oliva, sendo a parte inferior mais clara.
REPRODUÇÃO: Primavera e verão, constroem seus ninhos nas forquilhas das árvores, sendo o mesmo bem elaborados em forma de taça, e externamente decorados com liquens (para efeito de camuflagem), a postura é de três a quatro ovos pintalgados, a eclosão dos mesmo ocorre entre 14 e 15 dias de incubação.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation on for Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, adquira-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário