sábado, 9 de maio de 2015

Choca barrada

CHOCA BARRADA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thamnophilidae, sendo conhecido cientificamente como Thamnophilus doliatus, mede 16cm aproximadamente de comprimento, também conhecido como maria cocá, gata veia, sendo que na literatura consta que o mesmo possui onze subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Tem ampla distribuição nos estados de São Paulo, Mato Grosso Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Paraná, Maranhão, Pará, Roraima, Amapá, parte da Amazonas e também pode ser encontrado nas Guianas Francesas.
HABITAT: Habita floresta mesófilas (vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta de galeria (floresta ou mata que formam corredores ao lado dos rios), mata ciliar, mata ribeirinha ou ripária, matas de galeria, campos e campinaranas (floresta ou mata de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), caatinga, cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou  há ação do homem), pantanal, e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Baseia-se exclusivamente de invertebrados que captura nos arbustos, sempre sob piado grave.
CANTO: Seu canto e melodioso de chamada em sequência acelerada e descendente.
DIMORFISMO SEXUAL: No macho domina a coloração negra, e ele é todo barrado, exceto pela cor negra uniforme no alto da cabeça, e mantém constantemente as penas eriçadas com um topete negro bem destacado, a fêmea tem a cor pardo ferrugem uniforme, sendo a partes inferiores levemente mais claras, face estriadas e olhos claros, com os lados da cabeça estriado no tom pardo anegrado, topete ferruginado.
MACHO DA ESPÉCIE 
FÊMEA DA ESPÉCIE
CASAL
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em forma de taça utilizando para tal fins gravetos e raízes finas, fixado em arbustos fechados geralmente nas bordas das matas, a postura é de dois ovos que são incubados exclusivamente pela fêmea, a eclosão ocorre entre 14 e 15 dias.

NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.

OBSERVAÇÃO: Não querendo ser repetitivo, não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa bela espécie de pássaro no cativeiro.






36 comentários:

  1. Quanto custa um casal destes passaros, quem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  2. Quanto custa um casal destes passaros, quem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  3. Nossa que alegria ! Hoje tive o imenso prazer de receber no jardim a visita de um casal fiquei tão surpresa que resolvi pesquisar qual seria a espécie e acabei chegando nesta pagina ...Concordo com vc melhor coisa é vet um passaro solto na natureza da pra sentir a felicidade deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho o prazer de ter uma visita dessa no meu quintal...ele vem comer amoras junto com as maritacas...

      Excluir
    2. Eu tb tenho, pirem o q está fazendo ninho aqui tem a capa marrom avermelhada. As maritacas aqui não gostam das amoras, porém praticamente todo o maracujá! Eheh uma alegria só!

      Excluir
    3. Aqui na cidade de rio verde tem desses pássaros mas como fala no panfleto não ha em cidades mas tem sim nas cidades

      Excluir
    4. Acabo de ver um casal no jardim de casa. Vim saber que pássaro era e consegui, grato! Espero poder voltar mais vezes.

      Excluir
  4. Fico feliz pelo seu comentário, pois realmente ele nos passam uma energia positiva quando estão desfrutando livremente a natureza que é o seu lugar por direito.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa tem um ninho deles...caiu o filhote..e os pais ficam ao redor vigiando fiquei com medo de gato..coloquei na gaiola ate ele ficar melhor pra voar ai solta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      É uma boa solução,por gentileza observe se os pais estão tratando do filhote na gaiola,caso contrario será necessário solta-lo, para ele ser alimentado.
      Abraço.

      Excluir
  6. Em dezembro 2016 um casal fez ninho na jabuticabeira no meu quintal, o macho tinha habito de frequentar meu quintal ha 2 anos e a fêmea só apareceu lá depois que o macho fez o ninho, a postura foi de 3 ovos, nasceram 3 filhotes só que um dos filhotes um bem ti vi tirou do ninho em um vou rasante, pois o casal é muito atento com o ninho, não deixando nenhum pássaro pousar sobre a arvore, principalmente a fêmea, eles tratam deles o dia todo principalmente no final do dia, nós dávamos uma ajudinha, pois o casal não conseguia romper as cascas das jabuticabas, então abríamos e colocava no chão, mas os filhotes logo saíram do ninho nos 2 primeiros dias ficavam no chão escondidos, depois começaram a subir nos arbustos, depois passavam o dia todo na jabuticabeira, dia 10 de janeiro mudaram de arvore, dia 12 sumiram todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Edgar agradeço pelo seu comentário e pelo privilegio de ter tido em sua residência um ninho dessa bela ave, quem sabe na próxima postura o casal retorne.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá...no quintal da minha mãe em Maringá vive um casal há uns 2 anos agora estão com 1 filhote...lindos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fui pega de surpresa com a visita desde pássaro em meu banheiro cheguei colocar na gaiola me encantei ao ouvir seu canto mais no dia seguinte soltei na Mata pois desconhecia a espécie e fiquei com receio de morrer,lindo pássaro guardei uma foto de recordação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!
      Deve ter sido uma surpresa em tanto, pois trata-se de um belo pássaro,e acredite você fez o correto devolvendo-o para a natureza,onde ele será muito mais feliz.
      Grato pelo seu comentário.
      Abraço.

      Excluir
  11. Boa noite, tenho dois pés de chorão na calçada dá minha casa, e são muito grandes e aqui eu já vi: Pica-pau, sanhaço, bem te vi, outras espécies que não sei o nome, e a algum tempo estão vindo um casal desse pássaro muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, realmente é um privilegio poder admira-los de tão perto, pois são pássaros belíssimos,quem sabe você tenha sorte e o casal acaba fazendo ninho no pé de chorão.
      Abraço.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tem um casal desses pássaros no pé de laranja do meu quintal. Tem 2 ovinhos no ninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite maria josé, realmente trata-se de um lindo pássaro, espero que possa desfrutar a estadia deles em sua casa.
      abraço.

      Excluir
  14. Na minha infância observava esse pássaro aos montes em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Me espantava por nunca ter visto deles em nenhum lugar mais no Rio. Pesquisando descobri que não há registros deles aqui. Agora estou me perguntando como foram parar em São Gonçalo?

    ResponderExcluir
  15. Moro em Jardim Alegre e também estou recebendo a visita desse pássaro maravilhoso estou vendo apenas um macho será que a possibilidades de aparecer uma femia eu nunca tinha visto dessa espécie nessa regiao

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de fazer uma correção, os ovos não são chocados exclusivamente pelas fêmeas, um casal fez ninho aqui no meu quintal, estou acompanhando o comportamento deles e vejo o casal se revezando para chocar os ovos

    ResponderExcluir
  17. Aqui em Mococa SP.no meu pomar estão felizes cantando.Surpresa conhecê los!Encantada...bjs.

    ResponderExcluir
  18. Salvei um filhotinho da boca do gato. Os pais ficaram o tempo todo rodiando agitados e até trouxeram alimento pra ele. Tentei por na arvore pra ele ir pro ninho, mas novamente o gato apareceu com ele na boca. Decidi esperar alguns dias pra nova tentativa, e o pai está o tempo todo acompanhando de perto. Estou alimentanndo com fubá umedecido e agua por colherinha. Está forte mas suas asas são curtas e ele é bem gordinho. Quanto tempo será para conseguir voar?

    ResponderExcluir
  19. Que sorte eu tenho fizeram o seu ninho no pé de limão aqui na minha casa

    ResponderExcluir
  20. Nossa hoje aqui em Goiânia recebi a visita de um casal desse pássaro maravilhoso no quintal .ffiquei encantada e fui pesquisar pois não conhecia.

    ResponderExcluir
  21. Hoje pela manhã tive uma surpresa, um fillhote caiu da árvore da vizinha da frente, procurei pelo ninho mas não encontrei, pensei em deixar ele na árvore, mas sabia que ele iria cair e gato ou cachorro pegar, trouxe ele pra casa e para minha surpresa os pais vieram atrás, fiquei impressionada como eles são cuidadosos com os filhotes. Coloquei ele em uma caixa grande e deixei ele no pé de lima que tem no quintal de casa. Os pais não saem de perto, coisa linda de se ver.. como a natureza é bela. Cuiabá-MT.

    ResponderExcluir
  22. Que lindo tem um casal chocando no pé de limão no quintal.da casa do meu filho...fiquei encantada

    ResponderExcluir
  23. Tive a felicidade de ser presenteada pela natureza. Fizeram ninho em uma árvore de fruta do conde no meu quintal. Já nasceram 2 filhotes, mas não vejo mais a fêmea. Só o macho está cuidando. É natural esse comportamento ?

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Todos os dias pela manhã, recebemos a visita de casal. Eles cantam e se aproximam da gente. Parecem mto mansos. Achas até estranho, mas nós alegram tanto. Esperamos que um dia possam nós apresentar 1 filhotinho.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia aqui na minha casa fizeram um ninho no pé de manga e estão com dois filhotes são muito lindos mesmo

    ResponderExcluir
  26. Estou em Sorocaba. Tem um macho aqui que todo dia fica dando cabeçada nas janelas. Creio que acha que é um rival. Kkk

    ResponderExcluir