sexta-feira, 24 de abril de 2015

Papa-Moscas-Estrela

PAPA-MOSCAS-ESTRELA
Trata-se de uma lindo pássaro endêmico do Brasil Oriental, da ordem dos Passeriformes, da família dos Rhynchocyclidae, conhecido científicamente como Hemitriccus furcatus, medindo 11 cm de comprimento, também conhecido como maria-tesourinha.
DISTRIBUIÇÃO: Floresta Atlântica, estados Rio de Janeiro, leste de São Paulo e sul da Bahia.
HABITAT:  Habita mata atlântica montana de encosta até 1200 metros de altitude ,vive em meio ao emaranhado de vegetação em áreas de bambuzais ou taquara (tipo de vegetação de caule oco com folhas espaçadas).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se exclusivamente de insetos, tipo larvas, lagartas, gafanhotos, moscas, etc...
CANTO: Seu canto é uma sequência rápida der sons tipo metálico.
DIMORFISMO SEXUAL: Não há dimorfismo sexual nessa espécie, ambos possuem a cabeça marrom-avermelhada, garganta branca,bico fino e longo, dorso verde,asas na cor verde e negra com listras brancas,peito cinza e abdomem na tonalidade branca-acinzentada, cauda no formato de tesoura na cor verde acinzentada sendo que as pontas da mesma é preta e branca.
REPRODUÇÃO: Infelizmente até a presente data pouco de sabe sobre seu habito reprodutivo, por ser um pássaro bastante difícil de ser observado, os ornitólogos muito pouco sabem sobre essa espécie, sendo que até hoje nenhuma pessoa consegui localizar o seu ninho.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation on for Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada
Vulnerável, devido a destruição massiva de seu habitat pelo ser humano.
OBSERVAÇÃO:Quaisquer dados adicionais publicados sobre essa espécie será postado aqui no blog para manter atualizada as informações sobre esse lindo pássaro. Preserve a natureza, não retire pássaro do seu habitat natural, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário