quarta-feira, 4 de março de 2015

Corrupião/Sofrê

CORRUPIÃO/SOFRÊ
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Icteridae, seu nome científico é Icterus Jamacaii, mede 23cm de comprimento, também é conhecido como João pinto, e concriz, é um dos pássaros mais lindos e muito apreciado no nordeste.
DISTRIBUIÇÃO: É encontrado apenas no Brasil, ocorrem em todos os estados do nordeste, Centro-Oeste do sudeste, leste do Pará(recentemente, a partir do Maranhão, beneficiado pelo desmatamento) estendendo-se para o oeste até Goiás e Tocantins.
HABITAT: Habite em floresta mesófilas(vegetação de porte médio a alto), floresta de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), mata ou floresta ciliar, restinga, buritizais ou mata de galeria, caatinga, cerrado, áreas antrópicas(onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal e áreas alagadas.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro onívoro, apreciam frutos e o doce néctar das flores e consomem até as pétalas das mesmas, sua alimentação baseia-se em sementes, insetos e pequenos invertebrados, e obtém a sua coloração ao consumirem as flores do Mulungu(é uma arvore e também uma planta medicinal brasileira), dando ao mesmo a plumagem laranja.
CANTO: Seu canto é muito melodioso, imitam cantos de outros pássaros e até trecho de musicas quando em cativeiro.

DIMORFISMO SEXUAL: Não existe diferença entre o macho e a fêmea, ambos possuem a cabeça e dorso negro, alto da cabeça e costas de cor laranja, asas negras com uma faixa branca, bico pontudo e negro.
REPRODUÇÃO: Trata-se de uma espécie nidoparasitaria que ocupa os ninhos de outros pássaros como do do bem-te-vi, casca-de-couro, João de Barro, e xexeu, enxotando os donos e jogando os ovos e filhotes ao chão, chega a construir o seu ninho com gravetos e cria a sua prole que pode variar de dois a três ovos que eclodem após 14 dias de choco, e podem tirar de 02 a 03 ninhadas por temporada.Reproduzem-se na primavera e no verão.
NINHO DE JOÃO DE BARRO SENDO PARASITADO

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pela IUCN -International Union on for Conservation of Nature, como pouco preocupante.
CURIOSIDADE: Em alguns lugares o pássaro tornou-se um grande problema, por ser onívoro alimenta-se também de ovos, muitas vezes invadem os ninhos de outros pássaros e comem os seus ovos, causando assim um desequilíbrio ecológico.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, e nem os adquira-os no comércio ilegal de pássaros silvestres, compre-os de criadores legalizados e credenciado pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. É necessário ter autorização do órgão para manter o pássaro em cativeiro.





2 comentários:

  1. Para mim este é um dos pássaros mais bonitos do Nordeste brasileiro. Porém, vi numa revista da Latam umas fotos de pássaros da América Latina e lá estava um igual, da mesma cor que o Sofrê/Currupião, denominado lá como Turpial, e também destacado como a ave símbolo da Venezuela. O nome científico é Icterus icterus. É da mesma família? Qual a diferença entre eles?

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto, o Icterus icterus, possui a coloração um pouco diferente do Icterus jamacaii, a espécie símbolo da Venezuela tem a pele nu em volta dos olhos com uma mancha na tonalidade azul,confesso que tive que pesquisar bastante para chegar a essa conclusão, pois eles são bastante parecido,além do fato do Icterus jamacaii(corrupião/sofrê) existir apenas no Brasil.

    ResponderExcluir