quarta-feira, 15 de abril de 2015

Calafate

CALAFATE
É um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Estríldidae, conhecido científicamente como Padda Oryzivora, medindo entre 13 a 15cm de comprimento,também chamado de pardal de Java e pássaro do arroz, sendo que a espécie foi introduzida em grande número em outros países.
Seu nome vem de calafetar, atividade realizadas pelos marinheiros que preenchiam as frestas dos barcos com estopa e piche.
DISTRIBUIÇÃO: Pássaro originário das ilhas de Java, Bali, e provavelmente Madura na Indonésia
HABITAT: Habita áreas antrópicas (onde houve ou há ação do Homem), pastagem abertas, e cultivadas, principalmente arrozais.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se de grãos e outras sementes na natureza, em cativeiro consomem sementes como alpiste, aveia, e niger.
CANTO: Seu canto e composto por notas simples, pouco como um sino, tornando-se um trinado contínuo e cacarejar intercalados com notas agudas e mais profundas.
DIMORFISMO SEXUAL: Apresentam a parte superior (costas) cinzentas, cabeça e penas da cauda na tonalidade preta, tórax cinzento e barriga num tom canela, bochechas grandes na cor branca, bico vermelho rosado, anel rosado ou alaranjado em torno dos olhos, pernas e pés na tonalidade rosa.
Ambos os sexos possuem a mesma coloração.


 REPRODUÇÃO: Constroem seu ninho em arbustos no formato redondo e volumoso,com entrada lateral, usando capim e outras fibras vegetais, a postura é de quatro a seis ovos, se são incubados por ambos os pássaros, e a eclosão ocorre após 15 a 16 dias de choco.
Em cativeiro a postura ocorre a partir de março a outubro.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Vulnerável na natureza na sua região natal, sendo que seu numero caiu desastrosamente, e é difícil de ser encontrado principalmente em Java, e na Indonésia a sua população esta caindo rapidamente.
CURIOSIDADE: No Brasil a espécie foi introduzida a mais de 40 anos, trazidas por criadores da Europa, sendo que em cativeiro existem mutações na coloração devido aos cruzamentos e pela genética.


MUTAÇÕES
OBSERVAÇÃO: Trata-se de um pássaro não nativo da fauna brasileira, mais procure adquirir os exemplares de criadores especializados na criação de pássaros exóticos , não compre-os no comércio clandestino de animais silvestres.
Quanto a sua criação em cativeiro procure adquirir as informações necessárias no ato da compra com pessoas especializadas em sua manutenção, pois o blog tem por objetivo levar um pouco de informação das aves e pássaros em seu ambiente natural, ou seja na natureza.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário