sexta-feira, 29 de maio de 2015

Arara Canindé

ARARA-CANINDÉ
É uma ave da ordem dos Psittaciformes da família dos Psittacidae, conhecida cientificamente como Arara ararauna, vivem em bandos de até vinte e cinco indivíduos, e e também conhecida como Arara de barriga amarela, Canindé, Arara-amarela, Ara-arauna, e é considerada um dos psitacídeos mais esperto, medindo aproximadamente de 75 a 83 cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição vai do Amazonas até o Paraná, também pode ser encontrada no Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia até o norte da Argentina e Paraguai, e no oeste do Equador.
HABITAT: Florestas úmidas, matas de galeria (que formam corredores ao lados dos rios), buritizais e palmais diversos, cerrado, áreas antrópicas (basicamente onde houve ou há ação do homem), pantanal, e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Basicamente de sementes, cocos de palmeiras, frutos, néctar de diversas árvores, é encontrada com frequência em barrancos de rios com solos ricos em minerais, onde consomem grande quantidade desses minerais.
DIMORFISMO SEXUAL: O dimorfismo não existe nessa espécie, ambos possuem longas caudas, inconfundível é vistosa de tonalidade azul ultramarino no dorso, e amarelo dourado na parte inferior desde a face, ventre, até o rabo, garganta com linhas negras, áreas nuas na cabeça com linhas de penas negras, topo da cabeça na tonalidade verde.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em ocos de buriti, em buritizais alagados entre dez a vinte e cinco metros de altura, a postura é de dois ovos brancos, e a eclosão ocorre entre 24 a 26 dias de incubação, ambos os pais cuidam dos filhotes.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante, embora seja apreciada como ave de gaiola e sua população vem diminuindo em algumas regiões.
OBSERVAÇÃO: Não Retire pássaros, aves, ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário