terça-feira, 5 de maio de 2015

Plati ou Platy

PLATI
É um peixe da ordem dos Cyprinodontiformes da família dos Poeciliidae, sendo conhecido cientificamente como Xiphophorus Maculatus.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído no México, Guatemala, e Honduras.
HABITAT: Habita lagoas, lagos, riachos e pântanos, em meio a denso mato de plantas submersas ou em raízes flutuantes.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de uma espécie onívora, alimenta-se de vermes, crustáceos, insetos e vegetais.
 MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: Na natureza apresenta a coloração verde oliva com algumas variações, o macho mede aproximadamente 4cm e é facilmente reconhecível por ter a nadadeira anal modificada por um gonopódio (espécie de tubo), a fêmea porém, chega a medir até 6cm aproximadamente de comprimento.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre com a fecundação internamente, o macho introduz a extremidade do gonopódio no oviduto da fêmea e ali deposita seu esperma, a fêmea possui a capacidade de armazena-lo e parir várias vezes com apenas um acoplamento, a gestação dura em torno de 30 dias, e os filhotes já nascem formados e independentes.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation on for Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: É uma espécie de peixe bastante apreciada pelos aquaristas, por ser um peixe pacifico e ter várias mutações de cores como verde oliva, branco e preto, azul, sendo o mais comum na tonalidade vermelha.
OBSERVAÇÃO: Como o blog foi criado para levar algumas informações das espécies em seu estado natural ou seja na natureza, caso for adquiri-lo procure uma loja especializada, ou compre-o de um criador experiente e procure obter todas as informações necessária para que o peixe possa ter o seu habitat o mais próximo possível da natureza.
Preserve a natureza, não retire animais da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário