segunda-feira, 1 de junho de 2015

Amarelinho da Amazônia

AMARELINHO DA AMAZÔNIA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Tyrannidae, conhecido cientificamente como Inezia caudata, medindo 12cm de comprimento, sendo um pássaro muito ativo e irrequieto, e possui duas subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre na região fronteiriça do Amapá com a Guiana Francesa.
HABITAT: Habitam matas de terra firme, manguezais, plantações, matas secundárias e capoeiras.
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de insetos que perseguem em ramos mais extremos das copas das árvores e arbustos.
DIMORFISMO SEXUAL: Possui ampla e característica sobrancelha branca que parte da região supraloral e vai até a parte posterior dos olhos, lores na cor branca, olhos na tonalidade amarelo claro. A fronte é verde acinzentada, coroa, mantos uropígio (apêndice triangular que recobre as vértebras caudais, onde se insere as penas da cauda), e parte dorsal da cauda na cor verde oliva, suas asas são escuras com barras alares claras, as rêmiges (penas longas e rijas que prolongam a superfície das asas) escuras com bordas claras, assim como as retrizes (penas da cauda), apresentam o final uma linha clara, peito na cor amarelo acinzentado sendo mais claro próximo ao ventre que é amarelo pálido, o crisso (parte terminal do abdomem, entre as coxas e cauda, região da cloaca) na cor amarelo, seu bico, pernas e pés na cor cinza escuro.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em forma de taça em ramo, com altura média de 2,5 a 3 metros.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie em cativeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário