terça-feira, 19 de maio de 2015

Maria Preta de Garganta Vermelha

MARIA PRETA DE GARGANTA VERMELHA
É um pássaro endêmico do território brasileiro, da ordem dos Passeriformes, da família dos Tyrannidae, conhecido cientificamente como Knipolegus Nigerrimus, medindo aproximadamente 18cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre em Alagoas, Bahia, Ceará,Tocantins, Goiás, Paraná, e Rio Grande do Sul, assim como no Sudeste Brasileiro.
HABITAT: Habita floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto), campos e campinaranas (floresta ou campo de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), é restrito aos campos altimontanos (presença de rochas xistosas ou quartríticas, falhas e fraturas).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação é baseada em frutas e insetos que são capturados nos arbustos ou em pequenos voos próximos ao solo.
DIMORFISMO SEXUAL: Ambos os sexos possuem plumagem na tonalidade negra uniforme, possuí uma crista rudimentar, bico esbranquiçado com ponta negra, íris vermelha e uma faixa branca escondida nas rêmiges (penas de voo) visível durante o voo. A fêmea possui a região gular estriada de castanho.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Nidifica em fendas rochosas, em escarpas e grotas, nos meses de verão, usando gravetos e gramíneas na confecção do ninho que tem o formato de tigela, a postura é de dois a três ovos que levam em torno de 15 dias para eclodirem.
 NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: Costumam pernoitar abrigados em escarpas rochosas e efetua transição entre a mata e o campo nas montanhas acima de 1800metros, fazem migrações no inverno descendo em parte dos campos até 1000metros de altitude.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário