sexta-feira, 1 de maio de 2015

Rendeira

RENDEIRA
É um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Pipridae, sendo que seu nome científico é Manacus manacus, mede de 10 a 11cm aproximadamente, conhecido popularmente como atangaratinga, barbudinho, cabeça de prata, bilreira, Maria rendeira, monge, quebra nozes, rendeira branca e tangarazinho, e possui quinze subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição se estende na maior parte da Amazônia e ao leste segue de Pernambuco até Santa Catarina, também é encontrado nos demais países amazônicos, no Paraguai, Argentina, e em algumas ilhas do Caribe.
HABITAT: Vive no sub-bosque e no estrato médio, floresta ou mata Atlântica, floresta mesófila (onde a vegetação é de porte médio a alto), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, restinga, mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado), mata da igapó, mata ripária ou ribeirinha, floresta paludosa amazônica, Tepuis, caatinga, amazônica, cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal, ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em insetos e frutos.
CANTO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta as cores preta e branca,sendo a cabeça, asas, cauda na tonalidade preta, parte do dorso superior, garganta e parte no peito na cor branca, bico preto, pernas e pés na cor abóbora.
MACHO
A fêmea apresenta a plumagem na cor verde, pernas e pés amarelo.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Constrói o ninho sobre córregos no formato de taça, usando gravetos finos, e fibras vegetais, a postura é de um a dois ovos, e a eclosão leva em torno de 13 a 15 dias. O macho faz uma dança pré-nupcial, estufando as penas da garganta parecendo uma barba, fazem voos rápidos  para frente e para trás, dando estalos semelhantes aqueles produzidos na confecção das rendas de bilro, o que lhe valeu o nome de rendeira, esses estalos são produzidos batendo as asas nas costas.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza), como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário