sexta-feira, 15 de maio de 2015

Laranjinha

LARANJINHA
Trata-se de um pássaro de origem Africana da ordem dos Passeriformes, da família dos Estrildidae, conhecido cientificamente como Amandava subflava, medindo 9 cm aproximadamente, sendo que consta que o mesmo possui mais duas subespécie, também é conhecido como ventre laranja e guarda marinho.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído em área tropical ao sul do deserto do Sahara, com exceção da floresta equatorial e regiões extremamente áridas, do sul do Quênia até a África do Sul, parte norte da Mauritânia até a Etiópia e sudeste da Arábia Saudita.
HABITAT: Habita pastagens e savanas.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se principalmente de sementes de gramíneas, insetos e brotos.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui o peito laranja-avermelhado, parte do dorso e inferiores na tonalidade verde oliva, crisso (parte terminal do abdomem entre a coxa e a cauda) na cor vermelho escuro com barras no flanco esbranquiçadas, cauda na cor preta, possui uma espécie de sobrancelha na tonalidade vermelha ou alaranjado avermelhado, bico avermelhado, íris vermelha. A fêmea possui a mesma coloração porém menos exuberante, mais apagada, e não possui a listra vermelha ou sobrancelha.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Seu ninho e feito na forma oval com gramíneas e a entrada e frontal, a postura é de quatro a seis ovos, e a eclosão ocorre entre 13 a 15 dias de incubação.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Trata-se de uma espécie de pássaro que não pertence a fauna brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário