SERIEMA
É uma ave da ordem dos Cariamiformes, da família dos Cariamidae, conhecida cientificamente como Cariama cristata, e é considerada uma das mais notáveis aves do Brasil centro-oriental, também é conhecida como sariema, e seriema de pé vermelho, sendo que a mesma serviu de inspiração para diversas canções pelos rincões do Brasil.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuída desde o Maranhão e sul do Pará, até o oeste de Mato Grosso, na região sudeste e sul do Brasil, também sendo encontrada na Bolívia , Paraguai, Uruguai, e Argentina.
HABITAT: Habitam áreas abertas, matas de galerias (que formam corredores ao lados dos rios), campos e campinaranas (tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso), cerrado, caatinga áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação está baseada em insetos, pequenos invertebrados, cobras venenosas, grãos e pequenos frutos.
CANTO: Seu cartão é considerado por muitos a voz do sertão, é bem marcante podendo ser ouvido a mais de um quilometro, parece longas risadas que vão acelerando-se e aumentando de tom a medida que é repetida pela ave.REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho com gravetos, folhas secas em árvores de quatro a cinco metros de altura, forrando o mesmo com estrume de gado, folhas secas, ou barro, a postura é de dois ovos na tonalidade branco rosado manchado de castanho, e ambos os pais cuidam da incubação que levam em torno de 24 a 30 dias, com aproximadamente duas semanas os filhotes deixam o ninho e passam acompanhar seus pais, mais levam de quatro a cinco meses para adquirir a plumagem de adulto.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou aves da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave no cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário