segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pintassilgo Negro

PINTASSILGO NEGRO
É um pássaro muito bonito da ordem dos Passeriformes da família dos Fringillidae, conhecido científicamente como Carduelis atrata, mede 13cm aproximadamente de comprimento, sendo que recentemente foi proposto incluir esta espécie nos gêneros Spinus ou Sporagra.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído na Argentina, Bolívia, Chile, e Peru.
HABITAT: Habita grandes altitudes que variam de 2.000 a 4.500metros, em matagais e prados de montanhas pedregosas e semi áridas, frequenta zonas semeadas de moitas e arbustos e prados de gramíneas.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se de sementes de plantas herbáceas (ervas que tem caule não lenhoso ou flexíveis, com altura inferior a 1-2metros) e arbustos, pequenos insetos, tem preferência pelas sementes de plantas nativas como a quinoa, carrapisque boliviano (nome da planta cestilo de pláta), nabo silvestre, e amaranto.
CANTO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é todo negro brilhante, sendo que o amarelo intenso aparece apenas no baixo ventre, nas asas (uma barra) e algumas penas na cauda. A fêmea possui a mesma coloração na plumagem porém, menos intensa.
CASAL DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se no mês de novembro, no fim da estação chuvosa, a fêmea constrói o ninho em arbustos ou parapeito rochoso, usando para tal fim gravetos e raízes finas, raminhos, fibras vegetais e musgos, é faz uma forração com pelos e penugem vegetal, a postura é de três a cinco ovos branco azulados com pintas acastanhadas, a incubação leva em torno de 13 dias.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Trata-se de um pássaro não nativo da fauna brasileira, porém, não retire pássaros da natureza nem compre-os de origem desconhecida, principalmente no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Preserve a Natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário