quarta-feira, 13 de maio de 2015

Araponga

ARAPONGA
É uma belíssima ave da ordem dos Passeriformes da família dos Cotingidae, conhecida cientificamente como Procnias nudicollis, e é um dos pássaros mais conhecido do Brasil Oriental, graça a potência do seu canto, também é chamado de guiraponga, uiraponga, ferreiro, e ferrador, medindo aproximadamente 28cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído desde de Pernambuco, sul da Bahia, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sul do Mto Grosso do Sul,  também em regiões vizinhas da Argentina e Paraguai.
HABITAT: Floresta ou mata Atlântica até 100 metros de altitude, floresta mesófila (floresta de porte médio para alto), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, e mata subtropical.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação está baseada em frutas, bagas e insetos.
CANTO: Emite um som alto com notas curtas tipo "tem, tem, tem, tem"
DIMORFISMO SEXUAL: O macho tem a plumagem toda branca, cabeça achatada, boca alargada e ampla, possui o bico curto na cor negra, os lados da cabeça e garganta são nus de cor "verde acobreado com raras cerdas pretas, e suas pernas e pés são na cor parda. A fêmea possui a parte superior verde oliva, cabeça cinza, partes inferiores amarela com estrias negras, e o crisso (parte terminal do abdomem entre a barriga e a cauda) na cor amarela.
Os pássaros jovens são semelhantes as fêmeas, porém, com a cabeça e a garganta negras, os machos tornam-se inteiramente brancos a partir do terceiro ano de idade, e o dimorfismo sexual começa ocorrer a partir dos dois anos de idade.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Seu ninho e tosco em forma de plataforma rala de galhos secos em meio a folhagem parecido com o ninho das pombas domesticas, o macho escolhe alguns galhos de árvores que usa por alguns anos para atrair várias fêmeas com seu canto, a postura costuma ser de dois ovos, e a eclosão ocorre em torno de 23 dias, e somente após um período de vinte e sete dias de nascidos é que os filhotes deixam o ninho, e é de responsabilidade da fêmea a incubação e os cuidados com os mesmos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como VULNERÁVEL encontra-se ameaçada devido a captura para o trafico de animais silvestres, e a destruição do seu habitat pelo ser humano.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário