terça-feira, 12 de maio de 2015

Inhambu Chintã

INHAMBU CHINTÃ
É uma ave da ordem dos Tinamiformes, da família dos Tinamidae, conhecida cientificamente como Crypturellus tataupa, mede de 24 a 26cm de comprimento aproximadamente, chegando a pesar 170 a 230 gramas, também é conhecido popularmente como inhambí chintão, e inhambu de bico vermelho, sendo que a mesma possui quatro subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre desde a região Nordeste do Brasil até a Argentina, e é encontrada nos seguintes estados;  Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Alagoas.
HABITAT: É uma espécie mais florestal, preferindo o sub-bosque fechado e denso de matas secundárias, mata de terra firme, florestas mesófilas (floresta de vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, matas de galeria (mata que formam corredores ao lados dos rios), cerrado, caatinga, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), canaviais, e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação é baseada em sementes em geral, insetos, vermes, e artrópodes.
CANTO: Seu canto consiste numa rápida escala descendente, e tem variações do mesmo do macho para a fêmea.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é menor que a fêmea, a cor do dorso é castanho, cabeça e pescoço na cor cinza escuro, garganta e o meio da barriga na cor cinza azulado, o resto do lado inferior é cinzento, os lados da barriga e coberteiras inferiores da cauda pretas com orlas esbranquiçadas, bico vermelho, pernas e pés roxo.
REPRODUÇÃO: Costuma reproduzir-se de setembro a dezembro, a postura é geralmente de três a cinco ovos rosados, o ninho é feito no solo com gravetos, gramíneas e folhas, a incubação é em torno de 18 a 19 dias, e a mesma fica a cargo do macho.
NINHO DA ESPÉCIE E SEUS OVOS
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: É uma espécie que ainda é caçada pelo ser humano como alimento, e está imortalizada na voz de Tonico e Tinoco, e inspirou o nome da dupla Chitãozinho e Xororó.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou aves da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa ave em cativeiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário