sexta-feira, 22 de maio de 2015

Tuim

TUIM
É uma ave que mede aproximadamente 12cm, pertence a ordem dos Psittaciformes, da família dos Psittacidae, conhecida cientificamente como Forpus Xanthopterygius, sendo que o mesmo possuí cinco subespécie, também é chamado de Cuiúba, Chuim, Periquitinho, Papacum, Papacu, Periquitinho de São José, ou Tuí, é o menor psitacídeo do Brasil, vivem em bandos de até vinte indivíduos, só se separando na época da reprodução.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre no Nordeste, Leste e Sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também é encontrado no alto da Amazonas até o Peru e Colômbia.
CASAL DA ESPÉCIE
HABITAT: Prefere as áreas semi abertas, floresta ou mata Atlântica, floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta de galeria (que formam corredores ao lado dos rios), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, restinga, mata riparia ou ribeirinha, campos ou campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), caatinga, cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal, manguezais, e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Dão preferência a sementes duras, mais se alimentam de sementes de braquiárias, cocos de palmeiras,e frutas (mangas, jabuticabas, goiabas, laranjas, e mamão), costumam segurar os alimentos com os pés para levarem a boca para se alimentarem.
DIMORFISMO SEXUAL: Possui o corpo todo verde, sendo as costas em um tom de verde mais escuro, possui um bico pequeno na cor cinza claro, o macho é verde amarelado com uma grande área azul na superfície inferior das asas, e no baixo dorso, algumas penas das asas, ombros, parte inferiores da costa e coberteiras caudais, na tonalidade azul violeta, testa, coroa e lados da cabeça mais esverdeados, a parte inferior da cauda e na cor verde. A fêmea é totalmente verde com a cabeça amarelada, e nos flancos, a sua cauda é curta em forma de silhueta característica da espécie.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Nidifica em ocos de árvores, casa de João de barro, ocupa também ninhos de pica pau abandonados, a postura é de três até oito ovos na cor branca, a incubação dos mesmos leva em torno de 17 dias, sendo que o macho também contribui um pouco na incubação sendo que a maior parte cabe a fêmea, ambos alimentam os filhotes que deixam o ninho em torno da quinta semana após a eclosão dos ovos.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros, aves, ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário