sábado, 16 de maio de 2015

Cabeça de Ouro

CABEÇA DE OURO
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Pipridae, conhecido cientificamente como Ceratopipra (Pipra) crythocephala, medindo 8 cm de comprimento, também é conhecido como uirapuru dançador e dançador de cabeça dourada, sendo que o mesmo possui três subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Com ampla distribuição ao Norte do Rio Amazonas, em floresta úmidas e secundárias.
HABITAT: Mata de terra firme, mata de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado), mata ripária ou ribeirinha, mata e igapó, floresta Paludosa Amazônica, caatinga Amazônica, ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação está baseada exclusivamente em frutos.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui o alto da cabeça na cor amarelo ouro, e o restante da plumagem corporal totalmente na cor negra. A fêmea possui o dorso verde oliva e a região inferior na tonalidade acinzentadas, sendo mais amarelada na barriga.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Durante a reprodução os machos se reúnem em grupos de até dez indivíduos em poleiros horizontais para se exibirem para as fêmeas ,e fazem uma espécie de dança padronizada, sendo que elas escolhem o macho que pretende se reproduzirem, sendo que nessa dança os participantes tornam-se bastante barulhentos tentando atrair uma parceira, seu ninho é em forma de xícara e é preso a forquilhas horizontais em árvores entre um e dez metros de altura, a postura é de dois ovos na cor amarelo esverdeado com estrias e pontos marrom, a eclosão ocorre entre 13 a 15 dias de incubação que fica de total responsabilidade da fêmea, inclusive na alimentação da prole.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário