sábado, 2 de maio de 2015

Sanã Carijó

SANÃ CARIJÓ
Trata-se de uma ave da ordem dos Gruiformes da família dos Rallidae, sendo seu nome científico Porzana albicollis, conhecida também como franguinho d'água, e saracura sana, medindo aproximadamente 21cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuída do Pará ao Rio Grande do Sul, também é encontrada na Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Argentina, e Paraguai.
HABITAT: Habita brejos, taboais, arrozais, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), buritizais e matas de galerias (mata que formam corredores ao lado dos rios), pantanal, manguezais, ambiente aquáticos, e áreas alagadas de todos os tipos.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de uma ave onívora, sua alimentação baseia-se em capim, brotos de milho, pequenas cobras d'água, e insetos que são encontrados ao remexerem estrume de gado, ou de animais silvestres.
CASAL
DIMORFISMO SEXUAL: Sua plumagem é apagada em tons de cinza oliváceo, com pintas e estrias negras, partes nuas esverdeadas, e garganta branca, bico amarelado, não existe dimorfismo nessa espécie de ave.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho com gramíneas no chão, a postura é de dois a seis ovos ovais, ou oblongos (forma alongada), cuja cor varia entre o creme rosado e o branco pintados de marrom, lilás, ou cinza.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificada atualmente pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Essa espécie de ave é protegida por lei, portanto é necessário ter autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para mantê-la em cativeiro, por isso nunca retire pássaros ou aves da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo órgão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário