ARARAJUBA
É uma bela ave que mede aproximadamente 34cm de comprimento pertence a ordem dos Psittaciformes, da família dos Psittacidae, conhecida cientificamente como Guariuba guarouba, e é um dos mais belos representantes da família, sendo que também é conhecida como Guaruba, Guarajuba e Tanajuba.
DISTRIBUIÇÃO: É uma ave exclusiva do território brasileiro do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, sul do baixo Amazonas e Rondônia.
HABITAT: Habita terra firme, e raramente aventura-se em terra de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação esta baseada em sementes, frutos oleosos, frutas, e flores.
DIMORFISMO SEXUAL: Nessa espécie de ave não existe o dimorfismo, ambos possuem a plumagem amarela, as pontas das asas são na cor verde, possuem bico curvo e grosso, pernas e pés na tonalidade clara.DISTRIBUIÇÃO: É uma ave exclusiva do território brasileiro do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, sul do baixo Amazonas e Rondônia.
HABITAT: Habita terra firme, e raramente aventura-se em terra de várzea, mata de transição (da floresta para o cerrado).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação esta baseada em sementes, frutos oleosos, frutas, e flores.
REPRODUÇÃO: Costuma nidificar entre dezembro a abril, constrói o ninho em cavidades de árvores isoladas mas adjacentes a florestas primárias, a postura é de dois a três ovos, e a eclosão ocorre em torno de trinta dias de incubação, os pais se revezam no choco, mais também são ajudados por outros indivíduos do bando que ainda colaboram nos cuidados da prole.
NINHO DA ESPÉCIE
NINHO COM FILHOTE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como em PERIGO, Ameaçada de extinção, como sempre devido a captura para o trafico de aves silvestres, bem como pelo desmatamento em seu habitat.
CURIOSIDADE: Na natureza vivem em bandos de quatro a dez indivíduos.
OBSERVAÇÃO: Não compre pássaros ou aves no comércio clandestino de animais silvestres, nem os retire da natureza, compre-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa linda espécie no cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário