segunda-feira, 3 de abril de 2017

Canário andino negro

CANÁRIO ANDINO NEGRO
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Phrygilis fruticeti, medindo 18cm aproximadamente de comprimento, e possuí três subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Vagante acidental proveniente de regiões austrais da Patagônia, foi registrado uma única vez no extremo sul do Rio Grande do Sul, na região de Chuí, seu status de ocorrência em território brasileiro carece de maiores estudos em campo. 
HABITAT: Campos e campinaranas (floresta de tum tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso), e ambiente aquático.
ALIMENTAÇÃO: Sementes de gramíneas, frutos, e pequenos artrópodes. 
DIMORFISMO SEXUAL: Os machos são mais escuros e possuem o bico amarelado, plumagem cinzenta em boa parte do corpo, negra um pouco na face esboçando ao peitoral, tendo as partes inferiores mais claras com o dorso e asas pouco amarronzados. As fêmeas têm estria malar clara (cor creme), região auricular e crisso (região da cloaca ) são beges, com as partes inferiores esbranquiçadas. Ambos os sexos possuem pernas claras e duas faixas esbranquiçadas nas pontas das penas localizadas nas grandes e médias coberteiras. 
 MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO:  Nidifica no solo entre os arbustos, faz um ninho em forma de taça com gravetos e o reveste com fibras algodoadas, onde põe até três a quatro ovos verde azulados com manchas marrons. 
 NINHO DA ESPÉCIE
VOCALIZAÇÃO
Vídeo Compartilhado do Youtube
STATUS DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN- International Union of for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza), como Pouco Preocupante.
 OBSERVAÇÃO: Trata-se de um pássaro que não pertence a flora Brasileira, mais que ocasionalmente costuma visitar o nosso território, portanto deve-se consultar o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais para mante-lo em cativeiro.
Não retire qualquer espécie silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciado e legalizados pelo órgão acima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário