quinta-feira, 30 de março de 2017

Cigarra bambu

CIGARRA BAMBU
Trata-se de mais um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Haplospiza unicolor, medindo aproximadamente 12cm de comprimento, é uma espécie monotípica, não possui subespécies.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição geográfica vai de Minas Gerais, passando pelo Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina até ao Rio Grande Do Sul. 
HABITAT: Floresta ou mata atlântica, floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto), mata ou floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, áreas antrópicas ( onde houve ou há ação do homem), habita as mtas úmidas com soqueiras de bambus até 1.400 metros de altitude.
 ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de sementes e artrópodes, na época da frutificação do bambu aparece em grandes bandos. 
VOCALIZAÇÃO 
Vídeo  compartilhado do Youtube
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é uniformemente cinza azulado, com um faixa pós ocular estreita e escura e a fêmea é verde-oliva, com partes inferiores mais claras e a garganta e o peito estriados de oliva escuro. Apresenta bico cônico e escuro, olhos escuros e tarsos e pés na cor rosada.
Imaturos com a aparência da fêmea, porém com mais estrias no peito,o bico apresenta mandíbula com manchas amarelas. 
 MACHO DA ESPÉCIE
 FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Constrói o ninho em forma de taça profunda em galhos entre epífitas (plantas que sobrevivem sobre outras plantas), em altura entre 3,5 a 4.0 metros do solo, a postura é em média de duas ninhadas por estação com 3 ovos cada uma, os ovos são brancos manchados de marrom escuro. 
STATUS DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificada pelo IUCN - International Union of for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza ) como: Pouco Preocupante.
 OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário